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Inventário de Estoques

Inventário Eletrônico de Estoque

Através de Equipes especializadas e munidas dos melhores coletores de dados disponíveis no mercado, realizamos a contagem do seu estoque garantindo acuracidade nas informações, proporcionando melhor gerenciamento de estoques e assertividade na tomada de decisões.

  • Inventário Total: todos os itens/produtos constantes no local serão considerados na contagem;

  • Inventário Parcial: apenas alguns itens/produtos constantes no local, previamente indicados e classificados pelo Cliente, serão considerados na contagem. Os demais serão desconsiderados e documentados nos relatórios pertinentes. Geralmente este tipo de inventário se aplica a alguns grupos de itens/produtos, cuja análise de apuração se diferencia dos demais.

Para todas as modalidades de inventários oferecemos aos nossos Clientes a possibilidade de atualização do sistema ERP por nossos analistas. Após a conclusão do inventário um analista da Trusttech fará a importação do arquivo de resultado do inventário no sistema ERP do Cliente, disponibilizando o relatório com as divergências e garantindo integridade na atualização dos saldos dos produtos em estoque. Desta forma, o Cliente não necessariamente precisará ter um funcionário interno com especialização no assunto.

Para os Clientes que possuírem funcionário responsável pela importação do resultado no sistema ERP, disponibilizaremos o arquivo no formato desejado para que o mesmo realize a tarefa.

Caso o Cliente queira utilizar a própria equipe interna para realizar o inventário a fim de reduzir o investimento final, também oferecemos esta modalidade. Para esta contratação, disponibilizamos todos os coletores de dados necessários, sistema profissional de inventário já parametrizado para a exportação do resultado final segundo o layout necessário ao sistema do Cliente para posterior importação e ajuste dos saldos em estoque e um analista da Trusttech para treinamento e coordenação do inventário.

Inventário Eletrônico de Estoque c/ Valoração

Para esta modalidade de inventário, após a realização do Inventário Eletrônico de Estoque customizamos os relatórios demandados pelo Cliente a fim de suprir as suas demandas gerenciais.

Tipos de aplicações:

  • Levantamento do valor total de venda dos produtos em estoque para uma possível ação estratégica;

  • Levantamento do valor total do estoque para informativos contáveis/fiscais;

  • Levantamento do valor total do estoque para análises de coberturas/definições de metas de vendas;

  • Entre outras.

Inventário Eletrônico de Estoque c/ Recontagem In Loco

Para esta modalidade de inventário, após a realização do Inventário Eletrônico de Estoque, ainda no local inventariado disponibilizamos o resultado ao Cliente e aguardamos pelo recebimento do relatório com as divergências dos itens para recontagem. Conforme necessidade do Cliente, através de critérios estabelecidos no momento da recontagem (ex.: recontar os itens com divergência acima de 5 unidades (sobra ou falta)), iniciamos a etapa da recontagem e caso algum ajuste ocorra na mesma, ao final da recontagem disponibilizaremos o arquivo de resultado ajustado com a recontagem para importação definitiva no sistema ERP do Cliente.

Vantagens da Recontagem:

  • Permite a detecção de itens em estoque com etiqueta de identificação trocada;

  • Impossibilidade de manipulação por parte da equipe do Cliente sobre o resultado (o que pode ocorrer sem a recontagem com a equipe da Trusttech in loco);

  • Garantia de cenário inalterado para recontagem;

  • Garantia de maior acuracidade;

  • Entre outras.

 

Inventário Eletrônico de Estoque c/ Endereçamento

Nesta modalidade de inventário nossos analistas realizam uma avaliação técnica do ambiente e modelam o melhor esquema de endereçamento do estoque. Identificamos com etiqueta de código de barras/RFID cada local (ex. prateleira, torre, sala e etc) com um endereço, permitindo ao Cliente após a execução do Inventário Eletrônico localizar o item desejado dentro do estoque com maior velocidade e precisão através do endereço associado ao mesmo.

Caso o Cliente já tenha o sistema de endereçamento aplicado em seu estoque, realizamos o inventário assumindo o endereçamento existente.

Abaixo seguem algumas vantagens de um estoque com endereçamento:

  • Maior agilidade para a localização do item desejado dentro do estoque, minimizando consideravelmente o tempo de picking (separação dos produtos), reduzindo o investimento com mão-de-obra e maximizando a produção;

  • Elimina a necessidade de agrupamento dos itens de estoque em um mesmo local, podendo os mesmos ficarem espalhados dentro do ambiente;

  • Melhora a localização de itens com controle de validade para priorização de consumo;

  • Permite a detecção de itens em estoque com etiqueta de identificação errada/trocada;

  • Entre outras.

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Inventário Eletrônico de Estoque c/ Mapeamento de Exposição

Pensando sempre em melhorar o negócio dos seus Clientes através do suporte na gestão dos estoques com soluções inovadoras, através de tecnologia própria oferecemos a modalidade de Inventário Eletrônico com “Mapeamento de Exposição”.

Para esta modalidade de inventário, além da quantificação física dos itens em estoque, apresentamos um relatório adicional sinalizando quais produtos encontram-se estocados e não expostos no salão de vendas (Ex. vitrines, expositores e etc).

Mapeamos esta demanda de informação baseada nos milhares de inventários realizados, onde visualizávamos produtos estocados e não expostos para os Clientes (ex. vitrine e salão de vendas). Tal prática desencadeia na maioria das vezes em depreciação do produto, perdendo o “tempo” de vendas e perdas para o negócio.

Através deste mapeamento permitimos de uma forma rápida e clara apresentarmos para a gestão comercial um panorama da exposição do sortimento de produtos, permitindo melhor gestão dos seus estoques e incremento nas vendas.

Abaixo apresentamos alguns pontos abordados c/ o Mapeamento de Exposição:

  • Produtos sem vender por falta de exposição;

  • Equipes de vendas efetuando reservas dos últimos itens em estoque para aguardarem a chegada da liquidação;

  • Ocupar o espaço de exposição com produtos sem saldo em estoque;

  • Avaliação sobre a incapacidade física da área de exposição em relação ao sortimento  de produtos em estoque;

  • Entre outros.

Para maiores informações e detalhes entre em contato conosco!

Veja todos os serviços:

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FAQ sobre Inventários

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Como funciona o Inventário Eletrônico?

Qualquer  estabelecimento que possua estoque e algum sistema de controle (sistema de qualquer fabricante, planilhas de excel, etc), em um dado momento necessitará de uma apuração das quantidades exatas que constam em seu estoque físico para sincronizar com seu estoque virtual (sistema). Esta necessidade se dá em função de evitar informações de estoque desatualizadas e desencontradas, resultando em perdas financeiras.

Agora surge a pergunta: E como será possível uma contagem manual de tantos itens que possuo em estoque?  É aí que entramos em ação oferecendo uma forma rápida e automatizada de solucionar esta tarefa; O Inventário Eletrônico!

Através de coletores de dados com alto poder de processamento e segurança, nossa Equipe coleta eletronicamente todos os códigos de barras afixados aos itens/produtos e ao término da apuração disponibilizamos de forma resumida o resultado da contagem do seu estoque.

Quais são os pré-requisitos para realizar um Inventário?

É pré-requisito para a realização de um inventário que todos os itens/produtos a serem auferidos estejam identificados com código de barras. Esta identificação pode ser através de etiquetas adesivas, impressão no  próprio item/produto ou afixada por algum meio no item/produto.

Preciso ter algum sistema para solicitar um Inventário Eletrônico?

Não. Os sistemas utilizados pela Trusttech® foram desenvolvidos para permitir a realização de Inventários Eletrônicos mesmo em Clientes que não possuam qualquer sistema de controle local.

Como será coletado um item/produto caso o mesmo esteja sem o código de barras?

Possuímos recursos no sistema dos coletores de dados para digitar o código do item/produto manualmente, caso o mesmo esteja sem a etiqueta identificadora com o código de barras. Porém, recomendamos que todos os produtos tenham a etiqueta com o código de barras para que o inventário seja realizado mais rápido.

O tempo necessário para digitar manualmente um código do item sem etiqueta é o mesmo que se leva para coletar em média 15 códigos de barras através do laser. Portanto, vale a pena o esforço inicial de etiquetar todos os produtos antes do inventário.

Como receberei o resultado do inventário?

O resultado será apresentado conforme a necessidade do Cliente. Se o Cliente possuir um sistema de controle que permita importação de arquivos de inventário, o resultado poderá ser apresentado em arquivos de formato TXT. Caso contrário, o resultado poderá ser apresentado em formato de planilha de Excel, Word, PDF, entre outros. Caso deseje algum outro formato de resultado, consulte nossa Equipe Técnica.

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Como farei para importar o resultado do inventário para o sistema ERP caso não tenha funcionário com especialização no assunto?

Para todas as nossas modalidades de inventário oferecemos aos nossos Clientes a opção de atualização do sistema ERP por nossos analistas. Após a conclusão do inventário um analista da Trusttech fará a importação do arquivo de resultado do inventário no sistema ERP do Cliente, disponibilizando o relatório com as divergências e garantindo integridade na atualização dos saldos dos produtos em estoque. Desta forma, o Cliente não necessariamente precisará ter um funcionário interno com especialização no assunto.

Como saberei se o arquivo de resultado fornecido será compatível com o meu sistema utilizado?

Antes de cada inventário adequamos o arquivo de resultado a ser fornecido ao layout utilizado pelo Cliente.

Fornecemos arquivos compatíveis com a maioria dos sistemas utilizados pelo mercado, como exemplo: ALTERDATA, QUADRANT, LINX, INTERFACE NET, PDV NET, FENÍCIA, RETAIL PRO, LASERCHIP, MICROSIGA, MICROVIX, ONE SYSTTEM, TOTVS, WEBPLANET, LOJA FÁCIL, PRESENCE, COLIBRI STORE, VENDA FÁCIL, GESTOR SA, XPERT, RCA, ASANET, ASASYS, SAV, MV TECNOLOGIA, FARMASOFT, GO2, entre outros.

Garantimos compatibilidade com qualquer sistema (sem custo adicional). Faça uma consulta conosco!

Em quanto tempo receberei o resultado do inventário?

Possuímos tecnologia para disponibilizar o resultado imediatamente após a contagem no local onde o serviço foi executado (conforme acordado em contrato) ou em até 2 horas após a contagem.

Qual é o tempo de duração do Inventário?

Possuímos coletores de dados capazes de capturar até 7.500 códigos de barras por hora. Em média, considerando a manipulação necessária dos itens de estoque e organização do ambiente, cada Colaborador dotado de um coletor de dados consegue coletar uma média de 1.000 peças por hora.

Uma boa organização, exposição e qualidade do código de barras são fundamentais para um inventário rápido e eficaz.

Quantos coletores de dados serão utilizados no Inventário?

A quantidade de coletores de dados alocados em cada inventário está diretamente relacionada ao volume de estoque de cada Cliente.

Existe uma fórmula a qual aplicamos em cada estoque para dimensionarmos o tamanho da Equipe de acordo com o objetivo de cada Cliente. Ainda assim, o Cliente poderá escolher a quantidade de coletores de dados que desejará contratar.

Faça uma consulta para maiores detalhes.

Como terei certeza que os códigos de barras coletados pertencem ao meu estoque?

Todo coletor de dados antes de ser utilizado é carregado com o cadastro dos produtos do Cliente, de forma que se torna impossível coletar um código de barras que não pertença ao cadastro do mesmo.

Ex.: Um Cliente possui uma loja de roupas. No dia do inventário um dos funcionários deixa uma lata de refrigerante no balcão e sem querer o coletor de dados faz a leitura do código de barras da lata.  Este código será inserido no resultado do inventário? Não!

Como o sistema foi previamente carregado com o cadastro dos produtos do Cliente, ao fazer a leitura do código de barras da lata de refrigerante, cujo não pertence ao estoque do mesmo, o sistema sinaliza que o produto não é cadastrado e desconsidera o mesmo.

Como terei certeza que todos os itens/produtos do meu estoque foram inventariados?

Seguindo o princípio de “dividir para conquistar” , adotamos a política de dividir o ambiente do estoque em seções (uma prateleira, por exemplo, pode ser considerada uma seção). Ao término de apuração dos códigos de barras de cada seção, o sistema solicita ao inventariante que informe a quantidade dos itens/produtos coletados e faz o confronto. Caso a quantidade informada pelo inventariante coincida com a armazenada pelo coletor de dados, o sistema armazena a seção e inicia a próxima. Caso contrário, o sistema solicita uma recontagem da seção.

Lembrando que para o inventariante informar a quantidade para o confronto, por medida de segurança o mesmo será obrigado a contar os itens manualmente, pois o sistema não o informará a quantidade para evitar fraudes.

Como terei certeza que não houve manipulação no resultado do inventário eletrônico?

Após a apuração eletrônica dos itens/produtos do estoque, o sistema do coletor de dados disponibiliza o total de unidades por seção e o total geral. Estas quantidades são registradas no relatório “Resumo Gerencial de Inventário Eletrônico” que é preenchido a cada término de contagem e assinado pelos responsáveis pela Equipe Trusttech e o responsável pelo estabelecimento (Gerente, Supervisor e etc).

Este relatório seguirá junto arquivo final de resultado, podendo ser consultado para comparação e certificação das quantidades apuradas.  Através do mesmo nos asseguramos que a quantidade coletada foi a quantidade recebida no arquivo final de resultado.

Precisarei fechar o estabelecimento para realizar o Inventário?

Não é necessário! Possuímos profissionais treinados para realizar os inventários sem impactar em perdas financeiras para nossos Clientes.

Geralmente os inventários são realizados pela manhã ou noite. Para os da manhã, enquanto o estabelecimento não inicia suas operações comerciais, inventariamos os itens/produtos expostos na área de vendas. Ao iniciarem-se as vendas, estaremos realizando a contagem dos itens/produtos armazenados no estoque interno. Para os da noite, geralmente os mesmos ocorrem após expediente de vendas.

Se Você tem alguma dúvida ainda não esclarecida entre em contato com o nosso suporte (suporte@trusttech.com.br). Teremos o maior prazer em te ajudar!

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